AS BORBOLETAS
Os alunos do Pré II vespertino exploraram o tema borboleta ao longo deste ano por meio de diversas atividades
Fique por dentro das atividades realizadas pelas turmas e de como funciona a metodologia CEAB na prática.
Os alunos do Pré II vespertino exploraram o tema borboleta ao longo deste ano por meio de diversas atividades
Os alunos do 6º ano matutino e 6º ano vespertino fizeram um trabalho em equipe sobre o assunto: produziram um cartaz interativo, onde pode-se observar a figura planificada e, após puxar o barbante, ela se monta num sólido geométrico.
Os alunos do 7° ano vespertino, trabalharam na disciplina de Inglês os adjetivos possessivos juntamente com o vocabulário referente à família.
Nossos alunos dos 7° anos estão fazendo parte do projeto Defesa Civil nas escolas com o objetivo de prepara-los a enfrentarem situações adversas, como temporais, enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais.
Foi realizado um cofrinho desde o início do ano, no qual cada aluno contribuía com o valor de um real semanal nas turmas do 1º ao 4º Ano.
O Projeto Lixo Zero foi uma importante iniciativa realizada pelos nossos alunos com o objetivo de conscientizar sobre a destinação correta do lixo eletrônico e a preservação do meio ambiente.
Para finalizar o nosso projeto Lixo Zero nossos alunos do 9° ano realizaram um passeio para saber qual é o destino do lixo da nossa cidade - "Caminhos do Lixo".
Educação Financeira e Projeto SEMEAR
A Educação Financeira desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, por isso, desde 2022, o Aprender Brincando vem desenvolvendo e aprimorando esse projeto com os alunos, do 1º ao 9º ano.
Os alunos do 9° ano visitaram o Núcleo de Desenvolvimento Digital – NDD, onde eles puderam observar como o desenvolvimento de produtos digitais envolve diversas competências.
Venham com os alunos do 7° ano matutino conhecer um pouco mais sobre a educação nas Comunidades Quilombolas!
Abordar a educação financeira nas escolas é abrir portas para um futuro repleto de oportunidades. Um dos maiores benefícios é o desenvolvimento de habilidades vitais para a vida. Os alunos aprendem a tomar decisões financeiras informadas, o que os capacita a gerir melhor seus recursos no futuro.
Trabalho realizado pelas turmas do 6º ano matutino e do 6º ano vespertino, na disciplina de Ciências, orientado pela professora Romeli de Borba.
No dia 23/05, as turmas do 1º Ano Matutino e Vespertino fizeram sua apresentação na Mostra Literária para as famílias. A apresentação foi no formato de declamação do poema: A árvore (autor desconhecido).
O 7º ano matutino orientado pelo professor Deyvid Oliveira na disciplina de Arte, produziu uma poesia abordando a literatura de cordel, juntamente com a técnica da Xilogravura, que consiste na arte de gravar em madeira.
Nos dias 22 e 23/05 as turmas do 3º Ano Matutino e Vespertino fizeram suas apresentações na Mostra Literária para as famílias.
No dia 22/05 e 23/05, as turmas do 4º Ano Matutino e 4º Ano Vespertino fizeram sua apresentação na Mostra Literária para as famílias.
No dia 21/05, as turmas do 2º Ano Matutino e 2º Ano Vespertino fizeram sua apresentação na Mostra Literária para as famílias.
No dia 21/05, a turma do 8º Ano Matutino fez sua apresentação na Mostra Literária para as famílias.
Atividade realizada pela turma do 9º ano matutino, na disciplina de Matemática, orientado pela professora Luciane.
Realizou-se na tarde dia 21 de maio, a declamação de poesias realizadas pelos alunos do 7° ano vespertino.
No dia 22 de maio, o 5° ano vespertino realizou uma tarde especial de apresentações, que integrou os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Geografia, Filosofia e Informática.
No dia 22/05, a turma do 5º Ano Matutino fez sua apresentação na Mostra Literária para as famílias.
Geometria e arte nas aulas do 5º Ano.
As turmas da Educação Infantil matutina: Maternal, Jardim, Pré I e Pré II, estudaram sobre as formas geométricas no 1º trimestre.
A turma do 3º Ano vespertino está estudando no 1º trimestre na disciplina de Ciências, o conteúdo referente ao Sistema Solar.
Para elaboração desse trabalho cada estudante realizou uma pesquisa sobre um cientista de sua preferência, seja contemporâneo ou da antiguidade, buscando conhecer sua história no mundo da pesquisa e acadêmico.
Os alunos do 6ºM e 6ºV, fizeram pesquisas sobre os sistemas de numeração e montaram em sala um trabalho com suas informações, as quais foram trocadas ao final delas.
Em homenagem ao dia internacional da mulher, os estudantes prepararam uma exposição no hall de entrada da escola, para que possamos celebrar sempre a luta pela igualdade e liberdade.
Atividade realizada pelos alunos dos 6° anos Matutino e Vespertino, com a orientação da professora Isadora - Disciplina de Inglês.
Os alunos do 5° ano matutino e vespertino, trabalharam na disciplina de Inglês o verbo To Be.
A turma do 4º ano matutino juntamente com a professora Karen, realizou uma atividade referente ao Alfabeto dos Valores Humanos (para cada letra um valor humano). É muito importante trabalhar esse tema, para que nossos valores não sejam perdidos.
O projeto interdisciplinar sobre Educação Financeira, na matéria de Matemática, envolveu a solidariedade dos alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em geral do CE Aprender Brincando.
A partir das letras do alfabeto, os alunos fizeram uma pesquisa buscando palavras e imagens relacionadas à informática (tecnologia), representando cada letra.
Experimentando vários materiais de Texturas diferenciadas; Musicalização através de várias versões da música - Borboletinha.
No mês de agosto, nas aulas de História, os estudantes do 9º Ano se dedicaram à análise dos períodos da Era Vargas. Descobriram que nos 15 anos que ficou no poder como presidente da república, Getúlio Vargas governou de forma diferente a cada período, com muitas contradições.
Os alunos do 8º ano M e 8º ano V, com a orientação da professora Luciane, fizeram no hall de entrada da escola, uma pequena homenagem a todos os estudantes do Centro de Educação Aprender Brincando.
Realizamos no primeiro dia de aula um Caça ao Tesouro, com as turmas do Fundamental I.
As turmas do 8º Ano do CEAB participaram da I Mostra de Cartazes Antonieta de Barros – Quem foi Antonieta de Barros?, promovida pela Associação de Educadores Negros de Santa Catarina.
Os alunos do 6° ano matutino e vespertino, trabalharam na disciplina de Geografia, os Pontos Cardeais. A partir da exploração dos textos do material didático e um vídeo, os mesmos construíram a sua rosa dos ventos.
O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno.
As turmas do 4ºs anos juntamente com suas regentes construíram a vara de gnômon obtendo uma experiência muito divertida para os nossos alunos, observamos a passagem das horas através da sombra projetada como também a localização dos pontos cardeais.
Para realizarmos o estudo referente a este conteúdo, a turma do terceiro ano vespertino explorou diferentes imagens do sistema solar, sendo elas apresentadas em banners, vídeos e livros. Utilizamos ainda o planetário, telescópio e materiais concretos como diferentes tipos de pecinhas.
Estudando o sistema solar no 3º Ano Matutino.
Observar as crianças, perguntar para elas, o que é ser criança? E ver através de suas ideias, opiniões, vivências, que elas fazem parte de uma sociedade, e que são contribuintes para a formação da cultura. É partindo deste ponto que iniciamos nossas atividades.
Depois de ouvir A História dos Números contada através de fantoches pelas professoras, os alunos do Pré II - Matutino e Vespertino realizaram jogos, brincadeiras e roda de conversa sobre o assunto estudado.
As aulas de Informática no CEAB
Piquenique Literário com as turmas do Jardim Matutino e Pré-Escolar Matutino e Vespertino
Os representantes do CEAB no programa Vereador Mirim
Projeto Educação Fiscal nas turmas de 4º Ano
1º ANO VESPERTINO E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES
Dia da Árvore em Poesia
Quais habilidades exercitamos nas aulas de música?
A Educação Financeira no CEAB