Os lugares de brincar
Viviane Carvalho
17/04/2023
Os lugares de brincar
Observar as crianças, perguntar para elas, o que é ser criança? E veratravés de suas ideias, opiniões, vivências, que elas fazem parte de umasociedade, e que são contribuintes para a formação da cultura. É partindo deste ponto que iniciamos nossas atividades.
A professora iniciou a atividade, apresentando slides às crianças para que observassem os diversos lugares que crianças aparecem inseridas, realizando assim várias atividades, inclusive brincadeiras.
Após as observações e roda da conversa, fomos para a área coberta, brincar, fizemos a leitura da regra da brincadeira e brincamos de “Corre cutia”. Uma brincadeira que em casa junto da família, vimos que a mesma brincadeira tem outras regras, modos, lugares diferentes de brincar. Em seguida, desenhamos o lugar preferido de brincar, colocando no desenho o maior número possível de elementos, componentes da paisagem e apresentamos para a turma.
Área de conhecimento: História e Geografia
Unidades temáticas: Lugares de brincar
Objetos de conhecimento:
# (EF02GE08)Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
# (EF02GE04)Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
#(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.