Mostra Literária-7º Ano Matutino
Deyvid Oliveira
21/05/2024
Mostra Literária-7º Ano Matutino
O 7º ano matutino orientado pelo professor Deyvid Oliveira na disciplina de Arte, produziu uma poesia abordando a literatura de cordel, juntamente com a técnica da Xilogravura, que consiste na arte de gravar em madeira. Técnica de impressão em que o desenho é entalhado com goiva, formão, faca ou buril em uma chapa de madeira. A xilogravura é uma espécie de carimbo. A gravura é entalhada na madeira com auxílio de objeto cortante e, na sequência, utiliza-se um rolo de borracha embebida em tinta, que penetra somente nas partes onde está a gravura (entalhe). Então, a parte em que fica a gravura é colocada em contato com a superfície a ser ilustrada. Após alguns minutos, retira-se a madeira, que deixa a imagem impregnada no local.
Esta técnica é também chamada de impressão em alto relevo. Segundo historiadores, a xilogravura foi criada pelos chineses e já era praticada por este povo desde o século VI e no Brasil, foi utilizada para ilustrar as poesias do varal de cordel. Para que a nossa poesia fosse construída, foi utilizada como base a música: Literatura de Cordel do músico Francisco Diniz, e também os ditados populares, já para a releitura da xilogravura foram utilizados: isopor, tinta guache preta e folha A4 para impressão.
Habilidades da BNCC desenvolvidas nesta atividade:
(EM13LGG602): Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
(EM13LGG603): Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
(EM13LGG604): Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
- (EF35LP27): Consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.