I MOSTRA DE CARTAZES ANTONIETA DE BARROS
Carolina Corbellini Rovaris
30/06/2023
As turmas do 8ºAno do CEAB participaram da I Mostra de Cartazes Antonieta de Barros – Quem foi Antonieta de Barros?, promovida pela Associação de Educadores Negros de Santa Catarina.
A turma foi selecionada pela professora Carolina pois, estudamos, dentro do conteúdo programático de História, mulheres que fizeram parte da história da independência, lutando pela liberdade e igualdade. Antonieta de Barros, um século depois, de outra forma, também contribuiu para a construção de uma sociedade mais livre e igualitária.
Para conhecer a trajetória de Antonieta, foi exibido aos alunos o curta metragem Caminhando com Antonieta de Barros, produzido pelo Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros (NEAB)e o Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC. O filme tem como objetivo retratar as vivências da protagonista e sua relação com o espaço urbano de Florianópolis, resgatando sua história de vida. Enquanto assistiam, foi solicitado aos estudantes que anotassem as informações que considerassem mais importantes para compreender a trajetória de Antonieta.
Feita esta introdução ao tema com os estudantes, a professora lançou algumas perguntas para problematização com todo o grupo: qual é a origem de Antonieta, de que forma podemos relacionar sua origem com a desigualdade racial existente na época; de que forma ela buscou lutar por uma sociedade mais igualitária; e qual era o seu olhar para o espaço urbano de Florianópolis.
Finalizada essa primeira etapa, a turma foi dividida em trios e quarteto para se aprofundar na trajetória de Antonieta de Barros. Foi utilizado como referência o livro Heroínas Negras Brasileiras: em 15 Cordéis, de Jarrid Arraes, cujo primeiro capítulo versa sobre Antonieta de Barros.
Feita a segunda etapa, de pesquisa, com todas as informações necessárias, os estudantes partiram para o planejamento dos cartazes na folha A3. A professora orientou que os cartazes deveriam ser ilustrados e, para tanto, era necessário um rascunho do que seria realizado.
Para a produção do cartaz, os estudantes tinham a sua disposição materiais variados: lápis de cor, canetinhas, papeis coloridos. Fizeram uma busca no computador de imagens de Antonieta de Barros, que alguns buscaram reproduzi-las. É nesta etapa, que se constrói e fixa o conhecimento que adquiriram a partir da pesquisa sobre o tema e discussão a partir dos recursos que foram disponibilizados.
Antes do trabalho desenvolvido, nenhum estudante havia escutado falar no nome Antonieta de Barros. Agora, já compreendem a importância dessa mulher negra para a nossa história: primeira deputada negra eleita no Brasil, defensora da educação como caminho para a construção de uma sociedade mais igualitária.