Arte e Música nas turmas do Pré-Escolar
Jane Cristina Corbellini Rovaris
11/09/2023
Arte e Música nas turmas do Pré-Escolar
Assuntos: Experimentando vários materiais de Texturas diferenciadas;
Musicalização através de várias versões da música - Borboletinha.
Professoras: Jane Rovaris e Viviane Olivo
Objetivos: ARTE
1.Criar desenhos, pinturas, colagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais (ponto, linha, forma, cor, volume).
2.Estimular o companheirismo, o espírito de grupo, a autodisciplina, a cooperação com os outros no uso criativo da liberdade.
3.Explorar as possibilidades oferecidas por diferentes técnicas e materiais para o fazer artístico.
Objetivos: MÚSICA
1. Apreciação da música;
2. Comunicação e a expressão pela música;
3. Abordagem da música em vários contextos;
4. Manter acultura das cantigas de roda e parlendas;
5. Explorar a percussão corporal;
6. Cantar com o coral, aprimorando questões como timbre, altura, tempo e ritmo.
Estratégias:
Arte:
1. Apresentar para as turmas o tapete sensorial – pedir para que todos tirem o tênis e caminhem sobre o mesmo. No momento seguinte apresentar o painel sensorial comas mãozinhas de texturas diferenciadas para com o tato realizarem a experimentação.
2. Logo em seguida, foi entregue para os grupos materiais como: esponjas coloridas, lixa, lãs, palitos, lantejoulas, papel crepom para fazer bolinhas estes materiais foram usados para realizar uma obra criada pelos alunos em seus materiais didáticos e nas bordas do trabalho em grupo.
3. Utilizando tintas realizou-se a técnica da pintura no pirex – colocar pingos de tintas coloridas no pirex e colocar o papel sobre as mesmas, passar levemente a mão sobre o papel. Em seguida dobrar ao meio para verificar que figura aparece. Na turma tivemos várias borboletas.
4. Na segunda atividade expostas temos a Arte primitiva – utilizando carvão foi proposto aos grupos da turma que desenhassem em um papel kraft uma mensagem como se fossem os homens da caverna. Preparou-se então uma tinta de carvão, cola e água, para individualmente e utilizando palito de picolé criassem suas obras de arte.
5. A terceira atividade iniciou com a proposta aos alunos de construírem uma figura utilizando somente círculos de papéis de vários tamanhos. Logo em seguida, foi realizado para criar uma obra no material didático, tintas coloridas e materiais diversos como se fossem carimbos na forma de círculos (tampinhas, rolinhos de papel higiênico – tamanhos diferentes).
Música:
1. Apresentar para a turma as várias versões da música Borboletinha.
2. Após as versões serem apresentadas a turma será incentivada a cantar as mesmas com ritmo, gestos e passos de dança.