MOSTRA LITERÁRIA – 4º Ano Matutino e Vespertino
Solange Jendik
23/05/2024
MOSTRA LITERÁRIA – 4º Ano Matutino e Vespertino
No dia 22/05 e 23/05, as turmas do 4º Ano Matutino e 4º Ano Vespertino fizeram sua apresentação na Mostra Literária para as famílias.
A apresentação foi no formato de declamação de poesias escritas pelos autores Ruth Rocha e Elias José, com a orientação da professora Solange e Viviane. E para valorizar a tradição gaúcha, as alunas declamaram uma poesia tradicionalista do Gaúcho da Fronteira. Também realizamos atividades interdisciplinares, na qual os alunos desenvolveram uma atividade de registro dos acessórios do computador, utilizando cola, sal e tinta. E apresentaram a música: Tarefas com o computador referente ao estudo nas aulas de Informática, com a professora Karen.
Durante o trimestre foram realizadas atividades interdisciplinares, contação de histórias com convidados especiais, fichas de leitura, trabalho envolvendo as famílias, através de reconto de histórias ouvidas por eles quando pequenos. Para finalizar, realizamos a produção de um livro de história, escrito pelos próprios alunos, cujo comando era autografar e dedicar o livro para a família, cada aluno produziu seu livro e digitou nas aulas de Informática.
Após a apresentação das poesias, os pais foram convidados a prestigiarem as atividades realizadas pela turma que estavam expostas na escola.
HABILIDADES DA BNCC DESENVOLVIDAS NESTE TRABALHO:
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente na escrita, ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos e vírgula em enumerações.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo.
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.
(EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da lua e da terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Valorizar e demonstrar interesse em ler e ouvir diversas leituras como fonte de entretenimento e informação, compartilhando opiniões.
Participar com interesse das aulas, respeitando e cumprindo os encaminhamentos feitos pelos professores.
Conhecer e valorizar a cultura de nossos antepassados.
Valorizar a família, compartilhando momentos especiais e culturais.
Ampliar o repertório de músicas populares, valorizando a cultura local.
Utilizar o computador e seus componentes de maneira correta.
Apresentar coordenação ao trabalhar com o mouse.
Localizar as letras e números no teclado.
Possuir domínio ao utilizar o programa word.
Estabelecer relação de cooperação, durante as aulas de informática.
Compreender a musicalização como parte integradora dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Informática e Música.
Professoras: Solange, Viviane e Karen.